terça-feira, 11 de novembro de 2008

A questão humanitária da Somália
















Região de Galgaduud, Somália central. A água está ficando cada vez mais escassa, obrigando os deslocados internos a dividir os poucos recursos com o gado. O CICV está distribuindo grande quantidade de água nas regiões de Galgaduud e Muduug, para os deslocados e as comunidades que os recebem.



O longo conflito armado foi intensificado por ondas de batalhas pesadas, não somente na capital, Mogadício, mas também em todo o país. Centenas de milhares de pessoas foram deslocadas e a situação deles foi agravada pela forte escassez de chuva. O custo de vida aumentou tanto que muitas pessoas não conseguem comprar comida ou outros suprimentos.

As equipes de avaliação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) relatam que, em várias regiões, um alto número de famílias deslocadas tem sobrevivido com menos de uma alimentação por dia e que estão gastando a mísera renda que ganham para comprar água. A escassez de comida e de água já se tornou crítica nas regiões de Mudug, Galgadud, Nugaal, Bakool e em outras regiões.

Em alguns lugares do país, a população é totalmente dependente da criação e comércio de animais, mas os pastos já estão muito secos e os criadores estão perdendo animais que se tornam muito fracos após percorrerem as longas distâncias para conseguirem pasto e água. Nestas regiões onde as famílias dependem principalmente da agricultura, como Bakool, as secas provocadas por dois anos chuvas escassas já causaram muito sofrimento.



Nenhum comentário: